radio novo tempo

25 fevereiro 2010

Lula chega ao Haiti para a visita às tropas brasileiras

Lula conversa com o primeiro-ministro haitiano René Préval ao chegar em Porto Príncipe

Foto: Reuters


Direto de Porto Príncipe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na cidade de Porto Príncipe, capital do Haiti, por volta das 11h30, horário local (13h30 de Brasília) para a visita que fará às tropas brasileiras a serviço da Minustah e para avaliar o cenário na nação caribenha após o terremoto que devastou o país no dia 12 de janeiro. Acompanhando do mandatário haitiano René Préval, Lula está sobrevoando a cidade.

Ao longo do dia, o presidente brasileiro, que está em sua terceira visita oficial ao Haiti, deverá assinar atos para a reconstrução e fortalecimento do país, além de memorandos sobre melhoria no sistema de educação superior e sobre construção de cistermas e sistemas para captação e armazenamento de água.

Terremoto
Um terremoto de magnitude 7 na escala Richter atingiu o Haiti no dia 12 de janeiro, às 16h53 no horário local (19h53 em Brasília). Com epicentro a 15 km da capital, Porto Príncipe, segundo o Serviço Geológico Norte-Americano, o terremoto é considerado pelo órgão o mais forte a atingir o país nos últimos 200 anos.

Dezenas de prédios da capital caíram e deixaram moradores sob escombros. Importantes edificações foram atingidas, como prédios das Nações Unidas e do governo do país. O governo haitiano confirmou a morte de mais de 200 mil pessoas. O Haiti é o país mais pobre do continente americano

Nenhum comentário:

Postar um comentário